Termografia Clínica

A termografia clínica é o método mais inovador e moderno de diagnóstico por imagem digital da atualidade. Trata se de uma técnica de registro gráfico das temperaturas de diversos pontos do corpo por detecção da radiação infravermelha por ele emitido.

A termografia infravermelha é um exame capaz de detectar inúmeras disfunções patológicas de grande importância preventiva ou de doenças já estabelecidas que podem estar relacionadas com o movimento ou não, além de auxiliar no tratamento, prognóstico e monitoramento terapêutico. Excelente método para visualizar a dor (aguda ou crônica) e entender a causa.

É um exame totalmente seguro, sem contraste e sem radiação, tanto para gestantes, idosos ou crianças, e pode ser repetido quantas vezes forem necessárias sem risco ou dor para o paciente, e não possui contraindicação. Esta avaliação pode ser feita do ponto de vista do movimento pelo terapeuta identificando sobrecargas, desvios posturais e prevenindo lesões, além de guiar o tratamentos como terapia por Ondas de Choque, eletromagnéticos e entre outros.

A emissão de calor da superfície do corpo humano é um processo dinâmico que pode ser alterado em diversos estados patológicos. A termografia, por ser um método de diagnóstico por imagem que capta e registra a temperatura do corpo humano, permite a detecção de alterações fisiológicas de grande importância com reprodutibilidade. Assim pode auxiliar no diagnóstico precoce, terapêutica e o monitoramento de tratamentos. Ao contrário de outros métodos de diagnóstico de imagem, a termografia é um exame funcional e não anatômico. Detecta problemas fisiológicos como disfunções, revela o equilíbrio do Sistema Nervoso Autônomo e mostra áreas de dor, que são invisíveis para outros exames médicos.