Terapias Injetáveis

A administração injetável de nutrientes como vitaminas, minerais, aminoácidos, antioxidantes é denominada soroterapia ou terapia injetável. É considerada uma excelente opção terapêutica para o paciente pois é um procedimento seguro e eficaz que, além de otimizar e garantir a absorção desses nutrientes, é possível notar um processo de restabelecimento da saúde mais rápido.

O objetivo é proporcionar melhor aproveitamento dos nutrientes, pois quando se faz a infusão diretamente na corrente sanguínea por via endovenosa ou intramuscular não haverá perdas ao longo do processo digestivo, como ocorre na administração por via oral. As terapias injetáveis são indicadas para todas as idades e para diversos desequilíbrios relacionados à deficiência nutricional e atuam também de forma preventiva.

É um procedimento em que é realizada a reposição de nutrientes e bioativos metabólicos através da aplicação de injeções. Garante que o paciente receba todos os nutrientes necessários que não estão sendo bem absorvidos pelo organismo, sendo uma medida eficaz para garantir sua saúde, qualidade de vida e longevidade. O protocolo prescrito irá diretamente para a corrente sanguínea, sem perda do composto, ocorrendo então resultados mais rápidos e eficazes.

É indicada para pacientes com deficiências nutricionais, síndrome metabólica, alteração da libido, no emagrecimento, aumento da massa muscular, para depressão, ansiedade e compulsão, para estimular dopamina e serotonina, ativação e detoxificação do metabolismo hepático, nutrição celular, reparação intestinal, doenças crônicas, deficiências imunológicas, hidratação e homeostase orgânica, doenças autoimunes entre outras. É sempre prescrita de forma individual, de acordo com a anamnese e bioimpedância, sem efeitos colaterais.

A grande vantagem das terapias injetáveis dá-se pelo fato do trato grastrointestinal não funcionar regularmente ou estar inacessível, com síndrome desabsortiva, quando a absorção é deficiente, quando a demanda metabólica é superior a capacidade de tolerância do sistema digestório, quando o paciente tem dificuldades para ingerir os suplementos por via oral, nesses casos há indicação da terapia nutricional parenteral, plena ou suplementar. Temos como exemplos pacientes portadores de síndrome do intestino curto, pacientes oncológicos com deficiência nutricional grave, portadores de doença inflamatória intestinal em atividade que não toleram dieta oral ou dieta enteral, dentre outras inúmeras condições clínicas e cirúrgicas. Situações de falhas no tratamento após tentativas de reposição de eletrólitos, vitaminas ou minerais por via oral ou por via enteral, como pacientes pós bariátricos que podem não responder a reposição de ferro, vitamina B12 ou vitamina D.

Os tratamentos injetáveis estão cada vez mais comuns e difundidos, tornando- se uma ótima opção para auxiliar em diversos tratamentos de saúde. Através de protocolos injetáveis temos a possibilidade de potencializar os resultados do tratamento, visto que conseguimos administrar substâncias diretamente na corrente sanguínea do paciente com protocolos endovenosos ou via intramuscular. Com o uso de protocolos injetáveis podemos repor micronutrientes e, até mesmo, tratar eventuais distúrbios metabólicos, principalmente no que diz respeito a carências de vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes.

Todos os pacientes, beneficiam-se desse tipo de tratamento, como é o caso de pós-bariátricos e de indivíduos que fizeram qualquer cirurgia em que houve a retirada de parte do tubo digestivo. Além disso, é indicado aos idosos, visto que são grupos que apresentam alteração da absorção de nutrientes pelo trato digestivo. Situações semelhantes também se aplicam a pessoas com desequilíbrio da microbiota intestinal como no caso de disbiose.

As Principais Indicações