Clínica ViaNatural

Modulação Intestinal

A modulação Intestinal é um conjunto de intervenções aplicadas ao trato gastrointestinal, com o objetivo principal de reequilibrar as proporções de bactérias que compõe a microbiota.

A restauração da composição da microbiota intestinal deve ser realizada em termos qualitativos e quantitativos, de modo que diminua a incidência de bactérias patogênicas, em sua maioria responsáveis por esses desequilíbrios. Com a modulação da microbiota intestinal é possível obter diversos benefícios, como melhora dos sintomas gastrointestinais, disposição, fortalecimento do sistema imunológico, entre outros.

A modulação intestinal auxilia na proteção do epitélio intestinal, fornece nutrientes para a produção de substâncias benéficas ao organismo e evita a exposição do intestino a agentes agressores e desreguladores do metabolismo. Em todos os casos, medidas apropriadas devem ser prescritas para restaurar o equilíbrio da microbiota intestinal. Adoção de uma dieta adequada, que beneficia a recuperação da microbiota intestinal e também o uso de suplementos nutricionais podem ser indicados.

A boa notícia é que existem os alimentos com potencial anti-inflamatório e prebióticos, que atuam fortalecendo nossas defesas e equilibrando nossa microbiota. Por isso, uma das abordagens utilizadas por profissionais da saúde é a inclusão de prebióticos na dieta.

Os prebióticos são substâncias fermentáveis, não digeríveis, que promovem e ativam o metabolismo de bactérias benéficas no trato intestinal e visam modificar a composição do ecossistema intestinal por meio de mudanças nutricionais. Um dieta rica em fibras pode proteger contra a inflamação intestinal por aumentar a produção de AGCC e bactérias anti-inflamatórias, incluindo Lactobacillus e Bifidobacterium. Além disso, a dieta para a prevenção e o tratamento da disbiose exige reeducação alimentar, evitando-se o excesso de ingestão dos alimentos considerados pró-inflamatórios.

Acompanhar e entender a composição da microbiota intestinal é um excelente indicador de manutenção da saúde. A clínica dispõe de testes que possibilitam a identificação das bactérias presentes na microbiota através do sequenciamento de DNA. As informações do sequenciamento correlacionadas com as condições clínicas podem fornecer informações valiosas para o profissional da saúde, que poderá ter condutas individualizadas e baseadas em evidências.