Microscopia de Campo Escuro

Estudo da morfologia das células sanguíneas em sangue vivo.

A Microscopia de Campo escuro ou análise do sangue vivo são termos genéricos que designam o exame microscópico das células do sangue ainda vivo e os seus elementos com finalidade de conhecer o estado de saúde do paciente.

Através de uma análise criteriosa, detalhada, precisa e sem dor, é possível avaliar a morfologia do seu sangue e correlacionar com o seu estado de saúde e envelhecimento.

As variações na quantidade e qualidade das células sanguínea, nas próprias células e de outros componentes do sangue, incluindo microrganismos e sua morfologia, refletem alterações de um estado normal de saúde, fornecendo indicações sobre que fatores podem estar implicados na origem e/ou causa de problemas de saúde dos pacientes.

Esta análise qualitativa do sangue, o exame microscópico de campo escuro é considerado uma excelente ferramenta para identificação de microrganismos parasitários como bactérias, vírus, fungos e vermes associados a diversas doenças e abscessos.

A avaliação sanguínea por microscopia de campo escuro é uma ponderosa ferramenta, bem aceita e bem fundamentada. O estudo da morfologia das células sanguíneas em sangue vivo, e outros elementos do sangue e a fisiologia do sangue ainda vivo é fundamental para entender o início, a causa e a progressão de doenças

Assim, essa análise é um exame ao microscópio do sangue vivo que permite observar os desvios da morfologia “normal” relativamente ao tamanho, tipo, forma, cor e atividade das células sanguíneas e correlacionar com o desequilibro fisiológico, biológico e bioquímicos das doenças com o estado de saúde. Alterações na qualidade do sangue permitem identificar toxicidade, químicos, microrganismo e funções fisiológicas.

Profissionais mais experientes conseguem através da análise do sangue vivo avaliar o estado de saúde geral do paciente e estabelecer relação entre o que é identificado no sangue.

O impacto das terapias instituídas deve ser avaliado através de nova análise do sangue determinando as alterações obtidas na qualidade da amostra.

Como Funciona?

O impacto destas medidas é avaliado em futuras avaliações do sangue vivo.