Laserterapia

O Laser de baixa intensidade tem sido utilizado como coadjuvantes no tratamento de diversas com ações de aceleração da reparação tecidual, ou seja, acelera o processo de cicatrização da pele, efeitos anti-inflamatórios, efeitos de melhora da dor, efeitos antimicrobianos quando associado a substâncias, como o azul de metileno a energia usadas e comprimentos de onda são capazes de penetrar nos tecidos.

O laser terapêutico não tem efeito diretamente curativo, mas atua como um importante analgésico, proporcionando ao organismo uma melhor resposta à inflamação, com consequente redução do edema e minimização da sintomatologia dolorosa, além de favorecer, de maneira bastante eficaz, a reparação tecidual da região lesada, mediante a bioestimulação celular.

O laser, é utilizado no tratamento de inúmeras lesões crônicas e agudas. Nos casos crônicas, podemos destacar a fibromialgia, Osteoartrites e Lombalgias. Nas lesões agudas, o laser é utilizado nos entorses recentes de tornozelos, joelhos, contusões, estiramento ligamentar e/ou muscular, cicatrização de ferimentos, entre outros.

Os efeitos terapêuticos precisos de bioestimulação de células, analgesia e função anti-inflamatória, favorecem rápida evolução do quadro, evitando interações medicamentosas, promovendo bem-estar e melhora na qualidade de vida aos pacientes.

Benefícios da laserterapia

Doenças tratadas com laserterapia.

Laser Infravermelho: articulação de mão, osteoartrite do joelho (evidências atuais), artrite reumatoide, biomodulação óssea, cervicalgia, processos inflamatórios, epicondilite, faceíte plantar, fibromialgia, gonartrose, lesão de manguito rotador, lesão muscular, lesões de cartilagem, lesões nervosas periféricas, lombalgia, osteoartrite, paralisia facial, parestesia, pós-cirúrgico, reparação nervosa, síndrome do túnel do carpo, síndrome dolorosa miofacial, tendinite do calcâneo, tendinite patelar, tendinopatias

Ações analgésicas

Está comprovado cientificamente que os benefícios da laserterapia ajuda a aliviar a dor crônica, atua complementado o uso de medicamentos analgésicos e sua interação com os tecidos leva a inibição dos gatilhos de dor. A terapia com luz apresenta uma ação reguladora sobre o processo inflamatório, reduzindo a dor e estimulando a cicatrização.

Acelera o processo de cicatrização

O Laser de baixa intensidade quando aplicado diretamente sobre os tecidos feridos ou lesados estimula a reparação do mesmo, no caso de feridas na pele ele acelera o processo de cicatrização, quando a luz interage com os tecidos ela fornece energia que estimula a multiplicação das células da pele, promovendo o preenchimento do espaço da ferida de forma mais rápida e organizada, o que também contribui para uma cicatriz mais estética, pois estimula a produção de colágeno e elastina.

Modula o processo inflamatório

A inflamação é a primeira fase do processo de cicatrização, e ela é benéfica ao organismo pois ajuda a eliminar o agente agressor ao tecido, entretanto causa alguns desconfortos como a dor e o inchaço do local. Os estudos científicos têm mostrado que o laser tem ações positivas sobre o processo de inflamação, promovendo aumento da microcirculação local e da drenagem linfática, além disso, controla a produção de substâncias químicas liberadas durante esse processo. Com isso, o laser faz com que o organismo passe pelo processo inflamatório com menos desconforto e garantindo maior qualidade do reparo e regeneração tecidual.

Facilidades e Viabilidades no uso

Um dos benefícios da laserterapia de baixa intensidade é um método seguro, não causa dor, nem efeitos colaterais. Pode ser realizado de modo confortável e apresenta um ótimo custo-benefício para o cliente. O cliente que optar por esse tratamento terá acompanhamento dos profissionais especializados da clínica, com avaliação e indicação de protocolo individualizado.