Clínica ViaNatural

Feridas e Curativos

Tratamento de feridas e curativos

O tratamento é feito utilizando técnicas avançadas e inovadoras das terapias integrativas. Com resultados comprovados usamos a ozonioterapia em diversas modalidades, laserterapia, terapia de compressão, prata coloidal, suplementação proteica específica, terapias nutricionais injetáveis.

Curativo é a proteção da lesão contra a ação de agentes externos físicos, mecânicos ou biológicos. É um meio que consiste na limpeza e aplicação de uma cobertura estéril em uma ferida, quando necessário, com a finalidade de promover a rápida cicatrização e prevenir a contaminação e infecção.

O que é uma ferida

No âmbito da saúde, ferida é qualquer lesão na pele, mucosa, córnea, músculos, tendões ou ossos com destruição de alguma dessas camadas e invasão das estruturas do corpo. Além disso, há prejuízo das funções básicas da estrutura lesionada. Por exemplo, se a ferida é na pele, ela deixa de exercer a função de barreira contra micro-organismos.

As feridas ulcerativas, normalmente, aparecem devido a problemas na circulação associados a doenças de base, como diabetes, hipertensão e hanseníase. Os outros fatores de risco para esse tipo de ferida são nutrição ruim, extremos de idade, dificuldade de mobilidade, estar acamado.

Cicatrização de Feridas

A cicatrização é um processo natural do corpo que tem o objetivo de restaurar os tecidos lesionados. O que acontece é que, em algumas situações, o corpo sozinho não é capaz de reparar a lesão, seja por questões do próprio paciente, seja por outras complicações. Por isso, pode ser necessário um tratamento especializado para ajudar nessa cicatrização.

Normalmente, uma ferida requer tratamento especial quando sua cicatrização ocorre por segunda intenção. Nesse caso, a ferida tem algum grau de perda do tecido, e suas bordas não podem ser aproximadas. Há, também, maior risco de contaminação e infecção, o que dificulta ainda mais a cicatrização.

O tratamento dessas feridas tem o objetivo de proporcionar as condições ideais para que o processo de cicatrização possa ser realizado pelo corpo.

Na prática, o tratamento consiste na limpeza da ferida, avaliação por um profissional capacitado e utilização de materiais específicos sobre o leito da ferida. Esses materiais são como medicamentos locais, que auxiliam no alcance das condições ideais.

Cuidados e acolhimento ao paciente

O cuidado a pacientes portadores de feridas é uma especialidade dentro da enfermagem. O enfermeiro é o profissional responsável por realizar todas as etapas desse cuidado, desde o acolhimento do paciente, a avaliação da ferida, a escolha do tratamento a ser utilizado e o acompanhamento até a resolução do problema. Todas essas etapas podem ser feitas de forma autônoma, isto é, sem necessidade de outro profissional de saúde para a tomada de decisão.

O acolhimento do paciente envolve a consulta de enfermagem. Nessa consulta, o enfermeiro coleta a história de saúde do paciente e do surgimento da ferida. O objetivo é compreender as causas da lesão e quais fatores de risco o paciente tem. Muitas vezes, o paciente chega ao enfermeiro já com essas informações e um diagnóstico.

O próximo passo é a avaliação da ferida para a escolha do tipo de material que será usado. Existem materiais específicos para cada tipo de lesão. Depois de definir o tipo de material que vai ser usado, o enfermeiro realiza a limpeza da ferida e faz o curativo com a cobertura escolhida. A ideia é que o paciente realize os curativos subsequentes com o mesmo profissional ou no mesmo estabelecimento de saúde, para que exista uma continuidade do cuidado e as mudanças na ferida possam ser observadas.

Porém, para realizar um tratamento de qualidade, é preciso que o profissional tenha bastante conhecimento do tema. Afinal, um tratamento de feridas, quando não é feito da maneira correta, traz diversas consequências negativas para o paciente, além de significar mais custos de saúde.

Agende agora uma consulta

Preencha o formulário com os seus dados e agende sua consulta.